Entrevista ao Coordenador Técnico

Estivemos à conversa com o Coordenador Técnico do Clube, onde ficou claro os objetivos traçados para o Futebol de Formação.

 

André, quais são as ideias que pretende implementar no Futebol de Formação?

R: Dar melhores condições de treino aos atletas, melhorar a qualidade de treino das equipas através de uma uniformização de um modelo de treino adequado as respetivas idades e escalões sem nunca esquecer as capacidades individuais de cada atleta, entre outras.

Na formação de jovens atletas considera o resultado importante?

R: Na minha opinião só faz sentido pensar em resultados a partir dos escalões de iniciados e/ou Juvenis, até lá temos que nos focar na aprendizagem dos conteúdos técnicos individuais/coletivos e posteriormente os conteúdos táticos, o que me adianta ser campeão de Infantis, Benjamins, Traquinas se depois chegam aos Juniores e não consigo fazer um passe adequado para a minha idade, uma receção de bola ou uma cobertura defensiva/ofensiva. Claro que é mais fácil formar a ganhar, mas para mim, é mais importante a evolução do atleta do que um resultado.  

É de conhecimento geral que a violência no Futebol de Formação tem aumentado nos últimos tempos, pergunto se considera útil os Pais e/ou Encarregados de Educação participarem em ações de formação, direcionada para este flagêlo no desporto jovem?

R: Na minha opinião devia ser obrigatório os clubes organizarem ações de formação, eventos de forma a sensibilizar os pais e filhos dos comportamentos a adotar nesta modalidade que é adorada pela maioria dos jovens.

Não tenho conhecimento de algum episódio passado no clube e gostaria que assim continuasse mas de qualquer forma, devemos ser nós a trabalhar nesse sentido. vou aqui adiantar um dos nossos objetivos, nos jogos lúdicos vamos solicitar aos pais para arbitrar um jogo e/ou auxiliar os treinadores no banco de suplentes, a ideia é viver um pouco da nossa experiência e terem outra perspetiva do jogo, sem ser o da bancada, até porque considero que os pais são parte da solução e não do problema.

Expetativas de futuro para esta geração de atletas ADB ?

R: Acredito que temos boas gerações a caminho, estou convicto que aos poucos vamos mudando mentalidades e o paradigma que existia no passado, dia após dia, treino após treino vamos dando passos seguros nesse sentido.

As gerações que neste momento estão no futebol 7 chegarão concerteza mais bem preparadas ao futebol 11 do que as gerações anteriores, o trabalho está a ser feito e dá-nos confiança para tal.

Deixei para último a importância da escola, pois considero que a formação académica é fundamental para a vida destes míudos, a sensibilização pode ser muito importante, os pais, os treinadores, os dirigentes têm o dever de incutir esta necessidade nas suas vidas, na Tese de Mestrado de Tarantini, jogador profissional de sucesso, os estudos que apresenta refere que apenas 1% dos atletas que praticam Futebol chegam a profisionais, 80% dos jogadores da NFL que se retiram, ficam falidos nos 3 primeiros anos, na Premier League 2 em cada 5 ex-jogadores profissionais apresentam sérias dificuldades financeiras num máximo de 5 anos depois se retirarem, por isso, todos devemos sonhar, porque são os sonhos que comandam as nossas vidas, mas infelizmente nem todos vão conseguir lá chegar, tem sempre que existir um plano A e um plano B.

Para terminar e como diz o nosso conhecido Slogan  "todos juntos somos mais fortes" , esse é o caminho a seguir!

Obrigado

Um website emjogo.pt